Google Plus
Instagram

Colégio Joana D'arc

Referência na formação de vencedores.

Alimentação mais saudável na escola!!!

A partir da 2ª semana de Maio, a alimentação realizada na escola passou a ser self-service. Esse sistema tem por objetivo desenvolver a autonomia e a autodisciplina dos escolares frente a alimentação. Com a oferta maior de alimentos, como a opção do arroz integral, além de maior variedade de legumes e frutas, pretende-se estimular uma dieta mais equilibrada. Além disso, cada criança é orientada a identificar suas próprias necessidades, diminuindo o desperdício.

Desde sua implantação, percebemos que as crianças passaram a comer melhor experimentando todos os tipos de alimentos e fazendo escolhas mais saudáveis.

Cardápio da Lanchonete.

 Introduzir o conceito de Nutrição Saudável para crianças é um excelente caminho para termos adolescentes e adultos com hábitos de alimentação adequados, garantindo a prevenção e a manutenção da saúde.

É na infância que se fixam os hábitos alimentares que serão levados para o futuro. Por esse motivo, o Colégio Joana D'Arc coloca à disposição dos alunos alimentos de excelente procedência e qualidade. As refeições servidas seguem o padrão: VARIEDADE, PROPORÇÃO E MODERAÇÃO.

Nossas cantinas são supervisionadas por uma nutricionista, que é o profissional habilitado para difundir o conceito de educação nutricional aos alunos, pais e professores.

Todos os produtos existentes nas cantinas, assim como os processos de produção dos mesmos, seguem padrões de

qualidade elevados, obedecendo às técnicas e aos critérios normativos vigentes.

Nossa finalidade é semear a mudança gradativa ou a incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis, promovendo a conscientização para a saúde e qualidade de vida de toda a família.

O efeito das suas escolhas....

Cortar calorias é uma bela jogada para perder peso. Então, tanto faz comer um brigadeiro ou uma maçâ, se ambos têm o mesmo valor calórico. Mas a longo prazo a história é outra. A seleção dos pratos do seu cardápio vai ditar se você estará em forma no futuro. A curto prazo: você ignora o equilibrio de nutrientes e se delicia basicamente com frituras, carnes gordas, salgadinhos e ou guloseimas - em porções menores para não exceder seu limite calórico. No início você perderá peso, mas com o tempo...
A médio prazo: Gorduras saturadas em excesso, além de elevar o LDL, colesterol ruim, afetam o hipotálamo que controla a saciedade. Com o passar dos anos a fome se torna implacável.
A longo prazo: O apetite torna-se quase impossível de controlar. Ganha-se peso, uma barriguinha a mais e entupimentos nas artérias provocando sérios riscos à saúde.
Controle a alimentação de sua família dentro e fora de casa. Consumam mais frutas e verduras, comprem alimentos mais saudáveis com menor quantidade de gorduras. Na dúvida, consulte sempre um nutricionista.Escapadas são permitidas, porém não devem ser a regra.

Refeições em família, uma receita para um bom relacionamento familiar e alimentação saudável.

Quando uma família realiza pelo menos uma refeição junta por dia resultados maravilhosos sobre a saúde física e mental podem acontecer. Entre pratos e talheres nos aproximamos de nossos familiares. O reflexo da sensação de acolhimento à mesa se evidencia no humor, na alimentação e até na autoestima.

Programe-se:

1. Programe seu dia para que pelo menos uma refeição seja feita junta, ou pelo menos 4 vezes por semana;
2. É preferível que a mudança seja gradual se família ainda não está acostumada a se juntar à mesa;
3. Elabore cardápios simples, porém saudáveis e gostosos;
4. Explique à família que é muito importante formar o hábito de alimentarem-se juntos;
5. Não espere que se comportem como uma família de comercial de margarina, mas os resultados serão surpreendentes!