Google Plus
Instagram

Colégio Joana D'arc

Referência na formação de vencedores.

Férias

Com o fim do curso de férias de janeiro, oferecido pelo Joana D’Arc, senti a necessidade de escrever para o Colégio para relatar como foi essa experiência do meu ponto de vista de mãe, pois confesso que me surpreendi, de maneira positiva, pela maneira como o curso foi desenvolvido.

No primeiro dia que levei minha filha, ela não queria ficar na escola, quando viu que seus colegas de curso seriam todos crianças bem menores, alunos do Joaninha... Ela, que em 2013 estará no 5.º ano, obviamente prefere a companhia dos amigos da sua idade...

Ela é aluno do período integral e a coloquei também no curso de férias - como sempre fiz, só que anteriormente na antiga escola de Educação Infantil - pois acredito que mesmo já tendo 9 anos, o melhor local para ela estar durante o dia todo, dado que os pais tem uma ocupação em tempo integral, ainda é o ambiente escolar. Mas, por outro lado, também sei da necessidade de um período de descanso e do papel importante que o brincar tem na infância.

Fui embora nesse primeiro dia com uma certa inquietação por ter deixado minha filha na escola, nas férias, contra sua vontade, já que foi a primeira vez que isso ocorreu.

Mas depois desse primeiro dia, ela nunca mais se queixou em ter que vir para o Colégio. Pelo contrário, teve muito prazer em freqüentar o curso.

E essa mudança na percepção dela foi resultado da programação diversificada que foi desenvolvida. Em primeiro lugar, o próprio espaço do Colégio foi bem explorado. Locais como a biblioteca, sala de informática e de vídeo, que sempre agradam a todos, foram constantemente visitados. Para os dias de calor, brincadeiras na piscina fizeram a diferença. Atividades de culinária, com o preparo de receitas rápidas e simples, também agradaram. E outras idéias, como a pintura artística, também fizeram sucesso.

Mas acredito que o que fez a maior diferença para o entusiasmo das crianças foram as saídas freqüentes do Colégio. As opções escolhidas foram bastante adequadas, sendo na grande maioria das vezes locais bem próximos ao Colégio. Meus filhos, como a maioria das crianças, adoram o Butantã, o Zoológico, o Mc Donald’s, ir ao cinema e ao SESC. Esse último, sempre oferece boas opções no períodos de férias, fato que foi bem aproveitado pelas professoras do curso. Dificilmente os pais teriam a disponibilidade de levar os filhos, todas as tardes, a esse tipo de atividade, da maneira como foi possível no curso de férias.

Por fim, a oportunidade de vir ao Colégio sem o uso do uniforme, também contribuiu para dar ares de férias ao curso. E a possibilidade de utilizar o transporte escolar foi um fator que contribuiu para facilitar minha rotina nesse período...

Assim, só tenho elogios ao Colégio, pela combinação inteligente de atividades curtas e diversificadas, que tornaram o mês de janeiro mais divertido para as crianças, de todas as idades, e muito mais tranqüilo para os pais.

Agradeço também às professoras que trabalharam com as crianças no curso, por sua disposição e paciência.

Só gostaria de acrescentar que o único ponto a ser melhorado é a divulgação dessa iniciativa, pois já conto com o curso nas férias de julho, só que desta vez para meus 2 filhos, já que o menor está entrando no 1.º ano do ensino fundamental I. E é claro, que quanto mais colegas de ambos freqüentando o curso, mais divertido para eles será.

 

Atenciosamente

Raquel da Cunha Valle