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Colégio Joana D'arc

Referência na formação de vencedores.

A Computação Gráfica trata da síntese de imagens de objetos reais ou imaginários a partir de modelos computacionais. Processamento de imagens é uma área relacionada que trata do processo inverso: a análise de cenas, ou a reconstrução de modelos de objetos 2D ou 3D a partir de suas imagens.
Note que a síntese de imagens parte da descrição de objetos tais como segmentos de reta, polígonos, poliedros, esferas, etc.; e produz uma imagem que atende a certas especificações e que pode, em última instância, ser visualizada em algum dispositivo (terminal de vídeo, plotter, impressora, filme fotográfico...). As imagens em questão constituem uma representação visual de objetos bidimensionais ou tridimensionais descritos através de especificações abstratas.
O processamento de imagens parte de imagens já prontas para serem visualizadas, as quais são transferidas para o computador por mecanismos diversos - digitalizações de fotos, tomadas de uma câmara de vídeo, ou imagens de satélite - para serem manipuladas visando diferentes objetivos.
Existem outras áreas da Computação Gráfica, a seguir as mais importantes: Modelagem Geométrica, Visualização Computacional, Animação, Simulação Visual, e Realidade Virtual.
A Modelagem Geométrica trata da construção de objetos de cenários para visualização. Trata de representação de superfícies, sólidos e outras formas. Exemplo: construção de objetos através de software CAD (Computer Aided Design).
A Visualização Computacional (ou visualização de dados) usa a Computação Gráfica para representar e visualizar informações, de forma a facilitar o entendimento de conjuntos de dados numéricos de alta complexidade. Por exemplo, visualização de órgãos do corpo humano através de topografia (em 3D), estudo de escoamento de ar nas asas de um avião, etc.
A Animação por computador visa criar uma seqüência de imagens geralmente segundo um script. Como exemplo, temos a produção de filmes por computador. A Simulação Visual visa visualizar, geralmente em tempo real, eventos de um estudo de caso. Por exemplo, simulação de vôo de uma aeronave, simulação de combate aéreo. A simulação envolve fidelidade com a realidade. Nada mais é que visualizar a simulação, como o próprio nome diz.
A Realidade Virtual envolve imersão do usuário no ambiente de visualização. Isto requer a utilização de ambientes imersos, tais como, capacetes de visualização, etc.
Com o avanço da tecnologia de Computação Gráfica, em termos de hardware, não há uma separação nítida entre Visualização Computacional, Animação, Simulação Visual e Realidade Virtual. Todos eles têm usado do poder de processamento do hardware gráfico para, em tempo real, visualizar e fazer manipulações interativas. Então pode ocorrer Visualização de dados com Animação, Simulação Visual em Realidade Virtual. Uma área que não é uma área exclusivamente de Computação Gráfica, mas usa muitas técnicas derivadas desta área é a de Interação Homem Máquina. Podemos destacar o uso de Interfaces Gráficas de Usuário, como estamos acostumados, com janelas, menus, ícones, e mouse.
Com esse curso pretendemos capacitar nossos alunos, a fazerem escolhas mais acertadas e a abrir novas possibilidades de aprendizagem e de escolhas.

PROPOSTA DO CURSO

Capitulo 1 - Introdução
Capitulo 2 - Navegação e Manipulação 3D Basica
Capitulo 3 - Modelagem 3D
Capitulo 4 - Render
Capitulo 5 - Materiais e Texturas
Capitulo 6 - Cameras
Capitulo 7 - Composição de Ambientes
Capitulo 8 - Iluminação
Capitulo 9 - Animação (Basica)
Capitulo 10 - Bones IK e Particulas
O curso tem a duração de 3 meses. Horários e valores serão divulgados posteriormente.